De Imitatione Christi

Um livro clássico da Espiritualidade Católica



Para quem não conhece o que é, começamos dizendo que é um livro. Se acredita que foi escrito por Thomas de Kempis em 1380. Thomas foi um monge da ordem de Santo Agostinho.

A Imitação de Cristo foi um dos seus escritos mais famosos. Originalmente em latim, este livro foi traduzido a muitos idiomas e influenciou na vida de tantíssimos santos ao longo da história. Santo Inácio de Loyola, o fundador dos jesuítas tinha a Imitação de Cristo como o seu livro de cabeceira.

Santa Teresinha do Menino Jesus não somente lia frequentemente a Imitação de Cristo, mas tirava tanto proveito destas leituras que chegou a memorizar muitos capítulos do mesmo livro.

A Imitação de Cristo é um livro clássico da espiritualidade católica. O livro está dividido em quatro partes: a primeira está dedicada a alguns conselhos úteis para a vida espiritual. O segundo livro são outros conselhos para alcançar uma vida interior, o terceiro se chama da consolação interior e o quarto, do sacramento do altar que são conselhos para aproximar-se da Comunhão.

Existem muitas formas de ler a Imitação de Cristo, se recomenda ler um capítulo ao dia, meditá-lo ou refletir sobre os argumentos propostos. O livro nos ajuda a ver a ação de Deus na alma, e é sempre atual. Quando lemos, nos sentimos tocados por Deus, sentimos que Deus quer falar-nos algo por meio desta leitura.

O livro da Imitação de Cristo serve para todos os cristãos que não somente querem ter uma vida espiritual forte, mas também para todos aqueles que querem permanecer com os olhos fixos no Senhor. Já o capítulo primeiro, citando o Evangelho de São João, 8, 12 diz que "quem me segue não caminha entre as trevas". Assim encontramos esta luz neste livrinho tão simples mas também tão profundo ao mesmo tempo.

Encontraremos neste livrinho clássico da espiritualidade católica conselhos para progredir na nossa vida espiritual, para viver mais perto de Deus. Encontraremos meditações profundas sobre o sentido da vida, sobre o que realmente importa e também sobre a morte.

Quem realmente dedica seu tempo para ler e meditar neste livro, sem dúvida que não fica igual, o Espírito Santo atua, e quem se deixa guiar pelo Espírito de Deus, se transforma. O livro terceiro nos oferece conselhos práticos e se chama a consolação interior. Ali encontraremos muitas vezes capítulos que dizem, fala o amado, ou a voz do Senhor, pois Ele mesmo, Cristo Jesus nos instrui. E depois também há capítulos que dizem, a voz do discípulo, que é a nossa resposta a Deus.

O livro quarto que fala sobre o sacramento do Altar nos ensinará a aproximar-nos da Eucaristia com um coração puro e simples, com desejo de encontra-se com Deus e de renovar as nossas forças para a caminhada desta vida por meio do Alimento Eucarístico. São conselhos práticos para todas as pessoas que querem aproximar-se da Comunhão com um coração sincero.

Dedicar tempo a ler este livro é sem dúvida construir a casa sobre a rocha. Que seja Cristo, Nosso Senhor quem conduza os nossos passos nesta terra, que, como diz o salmo, aqui não somos mais que estrangeiros. Vivamos unidos a Cristo, e imitemos a Ele, que é o caminho, a verdade e a vida, e assim chegaremos ao céu, e tomaremos posse da morada que Ele mesmo nos foi preparar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Monsenhor Tihamér Tóth?

A existência de Deus e o sofrimento humano

As 7 palavras de Cristo na Cruz