Leitura Espiritual



Um modo de escutar a Deus


“Quando rezamos, falamos com Deus. Mas quando lemos, é Deus quem nos fala” (Santo Agostinho).

Num mundo de hoje, cheio de barulhos, onde os meios de comunicação social, onde o desejo de ser visto, de querer ser grandes, de ter um nome está muito presente na sociedade. O homem já não tem tempo para escutar o silêncio. Sim, escutar o silêncio, porque o silêncio nos fala muito…

No cap. 11 do livro de Gênesis, lemos que os babilonizes construíam a torre de Babel com o desejo de criar um nome para eles. Um nome que fosse grande. Resultado: Deus os dispersou e fez com que eles não se entendessem mais na própria língua. Já no cap. 12 do mesmo livro de Gênesis, é o mesmo Deus que promete dar um nome grande a Abrão: “farei do teu um grande nome”.

E nós vivemos muitas vezes como que obcecados querendo construir o nosso nome e a nossa fama, e assim gastamos o nosso tempo. E tudo isso no barulho, porque não somos mais capazes de guardar realmente o silêncio.

Façamos um teste. Tentemos ficar, ao menos uns minutos sem se preocupar com nada… com o celular, com a música, com as pessoas que estão agora conversando… deixa tudo de lado e tenta escutar o silêncio… que difícil é…

Ao final, sempre escutas algo. Se não é o teu celular, se não são as coisas exteriores, um caminhão que está passando na rua, pessoas falando… o barulho está muitas vezes dentro de ti. A tua imaginação anda a mil. Pensas em mil coisas ao mesmo tempo, e a música não te deixa… já viste que difícil é guardar o silêncio hoje em dia?

E apesar de tudo isso, Deus nos quer falar muito. Mas só no silêncio é que realmente podemos escutar a voz de Deus. Sem silêncio, não permitimos que Deus entre dentro de nós e nos fale.

O silêncio é também necessário para a leitura espiritual. E quanto nos ajuda ler um bom livro de espiritualidade. Existem inumeráveis blogs católicos, onde seguramente encontrarás bons títulos, e livros de grande valor. Se és jovem, te recomendo ler os livros de Tihamér Tóth. Aqui no Sicut Cervus temos uma página dedicada à ele, lá podes conhecer mais sobre a sua vida e seus escritos que são de grande importância para todo jovem católico, já que explica de maneira simples grandes ideias e tem uma doutrina sã.

A leitura espiritual te fará pouco a pouco uma pessoa mais centrada em Deus. Nós temos muito tempo para muitas coisas, mas se não nos dedicamos também à nossa alma, nada do que fazemos tem valor. Ler é educar-se também. Que triste a nossa sociedade hoje em dia que já não tem tempo para ler. E quando lê, talvez são coisas que mais que ajudar, atrapalham.

Se não conheces muito a doutrina católica, tome e leia o catecismo. Lá está tudo, e terás um tesouro grande já. Se queres conhecer mais a Deus e a Jesus, leia a Bíblia, começando pelos Evangelhos, depois as cartas de São Paulo, os outros escritos dos apóstolos e depois o antigo Testamento. Ler a Bíblia é demonstrar que amamos a Deus, porque ninguém ama quem não conhece. E não podemos dizer que conhecemos bem a Jesus quando nunca tomamos o Evangelho nas mãos.

Ler te fará uma alma mais dedicada às coisas de Deus, te fará entender como necessitamos voltar o coração a Ele, esclarecerá as tuas dúvidas. Se tens perguntas ao que deves ler, escreva-nos, ou pergunte ao teu pároco, ele seguramente te recomendará bons livros.

Bons livros espirituais são companheiros amigáveis, que não somente te levarão a um bom caminho, mas que te instruirão, te farão ter o coração mais em Deus e esclarecerão muitos pontos da nossa fé, que talvez não conheças do todo ou que ignoras totalmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Monsenhor Tihamér Tóth?

A existência de Deus e o sofrimento humano

As 7 palavras de Cristo na Cruz