Servus Mariae




Servus Mariae nunquam peribit… o servo de Maria nunca perecerá. Quando Jesus estava na sua agonia, no madeiro da Cruz, olhou lá do alto e viu a sua Mãe Santíssima, e junto D'Ela, o discípulo que Ele amava. Olhando-a, disse: "Mulher, aí tens a teu Filho". E depois, olhando ao discípulo amado lhe diz: "Aí tens à tua Mãe". Segue o Evangelho dizendo que daquela hora em adiante, o discípulo a acolheu na sua casa. 

Quando, numa casa nos falta a mãe, algumas vezes é bem difícil, digamos que não há muita ordem, que os filhos crescem, mas sem um rumo certo. A mãe é a que muitas vezes coloca ordem nas coisas, e ensina aos filhos com amor as coisas que devem aprender. A mãe é o centro de toda a família, quando um dos filhos está doente, não descansa, está sempre ao lado da cama, esperando que o filho melhore…

Pois bem, Jesus não queria deixar-nos sozinhos, e por isso deixou-nos sua Mãe. Temos uma Mãe, não somos órfãos, Maria é nossa Mãe, é um dom que a Igreja, que Cristo nos faz. Uma Igreja que não tem Maria por mãe, é uma igreja órfã. Alguns dirão: os católicos adoram à Maria. E te digo que não é verdade. A reconhecemos como Ela é, ou seja, nossa Mãe. E qual culto, então damos a Ela? A veneramos, que significa um respeito especial. Adoramos somente a Deus, em espírito e verdade. Quando estamos de joelhos na Igreja, não o fazemos pelas imagens, mas por respeito à Santíssima Eucaristia, presente no Altar. É Cristo quem está ali, Deus de Deus, Luz da Luz, como rezamos no creio. 

Toda bela sois Maria, canta uma antiga canção da Igreja. Sim, toda bela és, porque não conheceste o pecado, porque és Tu a Imaculada, a Rainha, a Advogada, a Intercessora, enfim, és Tu, Maria, nossa Mãe! E que Mãe que temos…

O Servo de Maria nunca perecerá… Servus Mariae nunquam peribit… Quando nos fazemos escravos, servos de Maria por amor seu, por ser Ela nossa Mãe, não devemos ter medo de nada. Maria é nossa Mãe, nossa Advogada, nossa Intercessora junto de Deus. Quem como Deus? Ninguém! E se estamos com Maria? Quem, contra nós, Ela, que junto de Deus, intercede por nós?

Quantas graças podemos alcançar por mãos de Maria! São tantas! Quando Jesus nos deu Maria por mãe, aos pés da Cruz, dando-a por Mãe a João, queria convidar-nos a confiar sempre N'Aquela, vestida de Sol, com a Lua debaixo dos pés, e na cabeça uma coroa de doze estrelas, como nos diz o Apocalipse. 

O Servo de Maria nunca perecerá… Mas nós somos mais que servos, somos filhos, e Maria não abandona nenhum dos seus filhos. Confia em Maria, invoca a Maria. Se estás cansado de caminhar sem rumo, olha esta estrela, Ela te guiará. Se não sabes mais a quem recorrer para pedir o pão para a caminhada, visita a Maria, Ela te levará a Jesus. 

E aqui está o centro da nossa devoção Mariana! Maria não somente não nos deixa órfãos, mas nos leva a Jesus. Queres, pois, estar mais perto de Jesus? Então aproxima-te com confiança de Maria, Ela te levará a Jesus, e Ele ao Pai!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Monsenhor Tihamér Tóth?

A existência de Deus e o sofrimento humano

As 7 palavras de Cristo na Cruz