Oratio
O que é a oração?
A nossa sociedade hoje talvez tenha dificuldade para entender isso hoje. O que é a oração? Teresa de Ávila dizia que era uma conversa de amor com quem sabemos que nos ama. E assim, poderíamos recorrer aos escritos de tantos e tantos santos que ao largo da história escreveram ou falaram sobre este tema.
Mas eu pergunto a ti: para ti, o que é a oração? Eu te digo a minha resposta: a oração, para mim não é mais que estar na presença de alguém que eu bem sei que me ama, e que me aceita como eu sou, com meus defeitos e minhas faltas. A oração se converte assim em um diálogo com um amigo, com um irmão, com um pai… com alguém que eu sei que está me escutando, e que me ama, e que também me responderá. A oração passa de ser algo somente, um ato de monjes, freiras ou padres para ser vida na minha vida.
Quando eu rezo, me encontro com Deus. Não que o veja, nem que talvez o sinta (muitas vezes nem isso sentimos), mas eu bem sei, Ele está ali, comigo, seja na Igreja, seja no meu quarto. Quando faço oração, Deus ali está, e me escuta, e me fala…
Na oração, sinto o seu abraço. É que Ele é um Pai assim amoroso, que não importa o que tenhamos feito, o seu amor é eterno, e Ele não se preocupa com a nossa falta. O seu amor supera tudo. Ainda que esteja num vale de lágrimas, num abismo de misérias, nunca devo esquecer que o seu amor supera toda a minha pequenez, toda a minha miséria. Deus é muito maior do que eu possa pensar.
Oro. E sei que Deus me escuta. Talvez não me dará o que peço, é que nós pedimos coisas que, talvez possam parecer importantes para nós, mas Deus que vê tudo, que sabe tudo, Ele sim sabe o que é melhor para cada um. Estou na sua presença. Não sou místico, somente lhe digo o que sinto.
Senhor, Tu conheces a minha miséria. Tu sabes bem que eu sou pequeno. Mas Teu sou. E Teu quero ser cada dia mais. Não Te peço mais que a Ti mesmo. Senhor, fica comigo. Se Tu estás comigo, então eu não tenho porque temer. Tu és grande, Senhor, eu, tão pequeno e frágil. Mostra-me o caminho, e isso me basta…
Para rezar, é necessário calar. Recolha-te em ti mesmo, uns minutos, faça silêncio, e ore ao teu Pai do céu, que vê o mais profundo do teu coração, que sabe as tuas misérias, que conhece as tuas enfermidades, que te ama, assim como tu és.
Comentários
Postar um comentário